Risoto de tomate seco e queijo Brie

Raramente faz um clima ameno aqui em Fortaleza e quando isso acontece, penso logo em comidas quentes e calóricas como café, chocolate quente, macarrão e risoto! Apesar de não ter feito esse numa noite de clima frio, hoje talvez fosse o dia ideal para fazê-lo. Prático, rápido e bem quente, como todo risoto deve ser!

Sei que já postei muitos risotos aqui no blog, mas não resisto em incentivar quem ainda não tentou fazer um desses. Parece difícil à primeira vista, mas depois que você acertar uma vez, não vai ter mais tanta vontade de escorrer macarrão ou de inventar um molho diferente pra ele a cada vez. ;)

Risoto de tomate seco e queijo Brie

Ingredientes (para 2 pessoas famintas)
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
100g de queijo Brie
100g de tomate seco
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
1 cebola média picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco (usei o tinto porque era o que tinha aqui em casa)
2 tabletes de caldo de legumes
Gotas de limão siciliano
Azeite de oliva para refogar a cebola

Modo de preparo
Em uma panela, deixe ferver 700ml de água juntamente com os tabletes de caldo de legumes. Quando ferver, diminua o fogo para o mínimo, para permanecer aquecido. Em outra panela aquecida em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola picada. Junte o arroz (mexendo por uns 2 minutos) e depois o vinho. Mexa bem até que o arroz fique transparente e o vinho tenha evaporado. Acrescente a água com o caldo de legumes aos poucos (uma xícara ou concha por vez), mexendo constantemente, e adicionando outra xícara de caldo somente quando a última tiver sido absorvida. Continue o processo até que o arroz esteja cozido, mas al dente (uns 15 minutos – veja o tempo do seu arroz na embalagem). Acrescente por último (quando faltar apenas uma ou duas conchas de caldo) o queijo Brie, os tomates e algumas gotas de limão (eu gosto com bastante!). Nestas últimas conchas, não deixe secar completamente o caldo. Adicione a manteiga gelada e misture levemente. Tampe a panela e sirva em seguida. Tempere com sal e pimenta, se desejar.

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Risoto de tomate seco e queijo Brie

  1. Ficou demais esse seu risoto hein? Parece mesmo uma delícia!
    Beijos, Cecilia

  2. jamilsp disse:

    Ótima sua receita, parabéns; fiz e ficou uma delícia! Como cozinho só para mim, deixei para pingar o limão somente no risoto servido no prato na hora da refeição; é que fiquei com receio de fazê-lo diretamente na panela e deixar o restante do risoto meio amargo no(s) dia(s) seguinte(s). Obrigado, um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s