O Bolo fofo dos Holanda (ou o troféu rápido demais)

Sensibilizadas com o meu fracasso boleiro na cozinha, Cunhadas vieram me socorrer e me ensinar como se faz o autêntico bolo fofo da família Holanda.

Pois bem, tudo começou com uma confusão na minha cabeça ao perceber que nenhuma delas usa receitas. Simplesmente “vá colocando isso e aquilo e o ponto certo é esse”. No way! Pelo menos o bolo, pra mim, tem que ter as medidas, as dicas e o modo de preparo certo para que nada fique “solado” (medo).

O Troféu

Enquanto ela fazia, fui observando tudo e anotando para medir os ingredientes. E não é que deu certo? Aprendi uma das melhores receitas – que como há anos – da família!

Cunhada Rose-Anne e nosso troféu

Aproveitando o ensejo do jantar à quatro, aprendi  – na marra – a fazer tapioca daquelas fininhas. Tudo saiu rapidinho, mas a cozinha estava um caos!  Nada como a experiência para ajudar a sujar menos louça. Da próxima vez vai dar menos trabalho. Essa é a idéia.

Dois bolos ótimos de uma só vez!

A quantidade de massa deu para uma fôrma comum e mais uma fôrma pequena. Nessa, acrescentamos 2 colheres de chocolate em pó, para termos dois sabores diferentes. O bolo pequeno ficou pronto bem mais rápido! Uma delícia.

Bolo fofo da Rose-Anne
Ingredientes:

250g de margarina
4 ovos médios
4 xícaras de farinha de trigo com fermento
3 xícaras de açúcar
1 caixa pequena de creme de leite
1/2 copo de leite (ou 1 copo se não quiser pôr o creme de leite)
Raspas de 1 limão
Suco de 1/2 limão (opcional)

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura baixa (180 graus).
No liquidificador, coloque o creme de leite, o leite, o açúcar, a manteiga e as gemas dos 4 ovos e bata em potência máxima até que fique homogêneo.
Misture o restante dos ingredientes em uma vasilha grande e junte ao conteúdo do liquidificador, misturando com uma colher de pau.
Acrescente as raspas e o suco do limão.
Bata as claras em neve em uma batedeira ou em um prato com um garfo (como eu fiz!).
Misture levemente as claras em neve com o restante dos ingredientes e ponha numa forma untada por aproximadamente 45 minutos.

As duas cunhadas salvadoras

Depois da batalha do bolo: Rose-Anne, Eu (no meio), Lídice e Marido atrás da Canon

 




Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

7 respostas para O Bolo fofo dos Holanda (ou o troféu rápido demais)

  1. Ju, você fez um bolo com claras em neve batidas com um garfo? Agora nenhuma receita irá te segurar, menina, hehehehehe. Beijo!😉

    • jucampelo disse:

      Hahahaha. Sim, sim. à moda antiga! Obrigada pelo apoio, Lu. Quem sabe um dia eu consigo fazer seu bolo de laranja com papoula. Estava divino!
      😉

  2. Isbela disse:

    Legal!
    Gosto mais do blogogrifo e da sua musica, mas a diversidade tb é massa.
    Ainda escrevendo e tocando?

    • jucampelo disse:

      Olá, Isbela! Eu também gostava muito do Blogogrifo. Mas parece que a minha vida estava ocupada por acontecimentos que pediam um blog um pouco diferente daquele.
      O tempo também não me deixa tocar tanto quanto antes, mas ainda sou apaixonada por música.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

  3. mariana marques disse:

    ave, jesus. que blog legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. mariana marques disse:

    tenho três coisas pra dizer:

    1. que lindo tu herdar uma receita.
    2. que lindo a rose-anne fazer bolo sem receita. confiar na memória quer dizer imediatamente sem discussão que este bolo é muito importante. não tem receita, porque ele quase se faz só, se tão valioso. :~)
    3. acho esse nome lídice a coisa mais linda.

    posso dizer uma quarta?
    a terezinha, que me criou e me ama e até hoje vai lá em casa uma vez por semana por ordem na minha vida, faz um bolo chamado bolo da terezinha. e ela NÃO DÁ RECEITA, certo? simplesmente porque não tem receita, nunca seguiu. se eu quiser, vou ter que ficar no pé dela anotando como você fez. e foi assim, claro, que surgiram as primeiras receitas… a necessidade de registrar a fúria de sair cozinhando só com amor.

    um dia a gente não vai mais precisar de papel nenhum.

    lindo, lindo, lindo.

    beijos,

    mari, com a boca cheia dagua pelo bolo dos holanda.

    • jucampelo disse:

      Que linda tua visita aqui no meu cantinho “simples, mas limpinho” hehehehhehe
      obrigada pelos seus comentários cheios de honestidade e sabedoria.
      Bjo grande😉

Deixe uma resposta

