Salada Mex da Ju

 

Salada leve com inspiração mexicana

A homeopatia e a medicina ayurvédica (que significa ciência da vida), praticada na Índia há mais de 5000 anos, costumam perceber de seus “pacientes” o tipo de alimentos e sabores que mais lhe agradam. Isso, somado à outros inúmeros fatores (tipo físico, temperatura do corpo, preferências por temperaturas, etc.), forma a característica de cada pessoa como indivíduo (que como o nome já diz, único.). Na ayurvédica (ou ayurveda), existem três tipos principais de características que formam a constituição individual. Descobrindo-se isso, o indivíduo pode-se aprofundar nos estudos e encontrar vários meios de cura, dentre eles a alimentação voltada para o seu “tipo” de pessoa.

Meus sabores favoritos são doce e azedo (ácido), mas quando a comida é salgada, costumo “caprichar” no sal. E prefiro comidas frias às quentes (não que eu não adore as quentes). E você?

Montei essa salada na hora, com o que eu tinha em casa. Pra mim, chega perto da perfeição por ser composta somente de coisas que eu adoro. A mistura da cebolinha e da cebola com o iogurte azedinho e geladinho e o tomate e queijos banhados com limão, me lembra um pouco (muito!) o gosto de nachos (com o cereal Nesfit fazendo as vezes e dando a crocância das tortilhas de milho então, fica muito semelhante!), só que frios.

Muitos elementos ácidos, iogurte para amenizar e aumentar a acidez ao mesmo tempo, cereal meio adocicado no lugar dos famosos croutons* e gorgonzola. Pode ser mais a minha cara?

Só não acrescentei abacate porque não tinha aqui, mas fica a dica muito light pra’quelas horas que bater a vontade de devorar algumas calorias “mexicanas” sem engordar nada. Quantas calorias tem? Sem dúvida menos do que o que você merece.

*croutons são pequenas torradas, geralmente temperadas, para acompanhar saladas, sopas, cremes, etc.

Salada Mex da Ju

Ingredientes (para 1 pessoa):

Meio tomate picado (eu adoro a casca e as sementes!)
A mesma quantidade de queijo muçarela – ou mussarela, se preferir – (daqueles em barra) picado.
25g de queijo roquefort ou gorgonzola (uma fatia bem fina) picado
50g ou 3 colheres de sopa de iogurte desnatado natural (sem sabor)
30g de cebola picada
Cebolinha picada
Nesfit (cereal integral de arroz e milho da Nestlè ou outro cereal de milho qualquer sem açúcar) a gosto
Suco de meio limão siciliano
Sal e pimenta moídos na hora

Modo de preparo:

Em um prato fundo, coloque o tomate, a cebola e os queijos já misturados. Devagar, coloque o iogurte no centro do prato e adicione a cebolinha picada e o Nesfit. Regue tudo com o suco de limão siciliano e aproveite!

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Uma resposta para Salada Mex da Ju

  1. Léia Silva disse:

    Que delicia essa salada!
    Fiquei curiosa em conhecer mais sobre a medicina ayurvédica.
    Um abraço
    Léia

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