Bolo de chocolate, mel e laranja

Estava com vontade (e tempo e ingredientes) para fazer um bolo, mas depois desse bolo aqui, nenhum outro havia me chamado tanta atenção pelo custo-tempo-benefício. O próximo teria que ser realmente especial (pelo menos a receita) para que me convencesse a fazê-lo. Finalmente, no meio da noite, encontrei uma das receitas mais criativas que já vi, não só pela receita em si, mas pelo valor sensorial, saudosista e sentimental que a incentivou ser criada.

A original, com a historinha e tudo, mora aqui, e, a minha, tem poucas alterações em relação à dela. Infelizmente não fiquei totalmente satisfeita com o resultado, pois gostaria que ele tivesse ficado um pouco mais fofo (acho que foi porque misturei os ingredientes secos também na batedeira – o que não deveria ter feito) e a cobertura, um pouco menos ácida. Por isso não saí por aí distribuindo esse bolo, mas, quem o provou, por mero acaso, aprovou. Não posso esconder que o seu sabor é único e muito bom. Ah, não se preocupem, já vou fornecer a receita com os ajustes necessários para que você fique mais feliz do que eu ao fazê-la.

Bolo de chocolate, mel e laranja

Ingredientes:
125 g de manteiga sem sal, amolecida
1/4 de xícara de açúcar mascavo (usei o comum)
2 ovos em temperatura ambiente
3/4 de xícara de mel
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 xícara de suco de laranja natural (usei uma parte natural, outra parte de caixa)
Raspas da casca de uma laranja (não usei)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura:
200g de creme de leite ou iogurte natural
200g de chocolate meio amargo em barra picado

Modo de preparo:
Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm de diâmetro e pré-aqueça o forno a 180ºC.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar uma mistura cremosa. Adicione os ovos, bata bem e logo após, o mel, batendo até homogeneizar. Peneire a farinha de trigo e o cacau em pó sobre a mistura mexendo com uma colher de pau e coloque o suco de laranja, bata até misturar bem, coloque o fermento por último e mexa delicadamente. Despeje sobre a assadeira e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até passar no teste do palito.
Para a cobertura, coloque o creme de leite ou iogurte com umas gotinhas de limão na geladeira por meia hora. Após esse tempo, despeje-o em uma panela com o chocolate picado e espere derreter. Mexa bem até que fique homogêneo e espalhe sobre o bolo.

Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Bolo de chocolate, mel e laranja

  1. Lídice disse:

    Bolo aprovadíssimo!

  2. Adoro chocolate com laranja! Olha só, acho que esse bolo não é fofo mesmo, Ju! Geralmente bolos de chocolate com mel são bolos densos, acho que você fez tudo certinho. De uma maneira geral, não tem problema nenhum bater os secos na batedeira, viu? A cobertura ficou linda!🙂

    • jucampelo disse:

      Ah, Lu, mas eu achei que poderia ter ficado um pouco maiorzinho sim. Pensei que não pudesse bater os secos junto, na batedeira. É que do jeito que tenho “sorte” para bolos, tenho que fazer todos os truques possíveis para que dê certo! hehehhe
      Beijão!😉

  3. Alice disse:

    Juuuu! Da próxima vez que eu for aí você vai preparar pelo menos uma dessas maravilhas pra mim, né? Rs…
    Tô adorando as dicas!!! Em breve vou arriscar fazer algumas receitinhas.
    Beijão!

    • jucampelo disse:

      Oie!
      Lindona, eu preparo sim. Espero que eu já tenha treinado o suficiente quando vc vier!😛 aliás, quando é que vc vem por aqui visitar a gente, hein?
      Bjoo. :*

  4. Noelle Aquino disse:

    Obrigada pela visita ao meu blog Juliana, fique à vontade!!🙂
    Fiquei feliz que tenha gostado da receita, mas triste que não tenha gostado tanto do resultado.😦
    Realmente não sei te dizer o que aconteceu, pois esse bolo é muito fofinho, espero que vc não desista e o faça novamente, beijos e boa sorte com o blog que aliás, é lindo!!!

Deixe uma resposta

