Camarão ao alho e óleo e arroz cremoso ou O jantar a oito mãos

Enquanto eu ainda estava (e estou) me adaptando com a idéia de que sou prendada (e modesta), Cunhadas deixaram aqui em casa um pacote com camarões e, com ele, a tarefa de prepará-los de qualquer jeito e a qualquer custo. O pacote havia sido um presente dado por um aluno muito bonzinho e que, pelo visto, queria muito passar de ano.

Estava determinada a fazer um risoto de camarão – comprei até leite de coco e azeite de dendê – até o dia D em que abri o pacote e me deparei com centenas de camarões inteiros, com cabeça e tudo (dã-ã!). Entendi que ia demorar séculos para retirar as cabeças e as cascas dos camarões, que foram preparados em uma quinta-feira à noite. Ou seja, meia noite e meia, mais tardar, estaríamos comendo os queridinhos, se assim fosse.

Comecei a descascá-los e decapitá-los. Pedi socorro ao Marido, que mais parecia estar pegando em um  crustáceo cinza, feio e cheio de pernas (e era!), mas não tinha jeito: ia demorar muito. Assim, como boa estrategista, decidi que iríamos apenas retirar-lhes as cabeças e o jantar iria ser camarão ao alho e óleo (existe nome mais didático?). Marido olhou bem rápido na internet e descobriu que, para fazer camarão ao alho e óleo, precisávamos de camarões, alho e óleo. Perfeito!

Cunhadas chegaram e o Menu se formou com a idéia do Arroz-com-o-que-tiver-aqui. Mesmo tendo alergia a camarões (é pouquinha, viu?), comemos bastante (e eu nem morri) e a noite foi maravilhosa. Da próxima vez vou pedir para os alunos presentearem com lagostas, um pouco mais prático (mentira).

Camarão ao alho e óleo com arroz cremoso

Ingredientes (para quatro pessoas):
Para o camarão:
1,5kg de camarões médios com casca e cabeça
Alho amassado (usamos 2 colheres de sopa daqueles temperos prontos)
Óleo ou azeite de oliva

Para o arroz:
Meia cebola picada
2 xícaras de arroz (mais ou menos 350g)
250g de queijo de coalho em cubos
200ml de creme de leite
1 tablete de caldo de legumes
Azeite ou óleo
Cebolinha e coentro picados

Modo de preparo:
lave bem e retire as cabeças dos camarões. Ferva 2 litros de água em uma panela grande. Coloque os camarões na panela e deixe ferver até que fiquem avermelhados (entre 3 e 5 minutos). Esquente uma frigideira grande com azeite e frite aos poucos os camarões mexendo de vez em quando, até ficarem alaranjados. Costuma-se aproveitar as cabeças para caldos ou até mesmo para fazer a água do arroz, se desejar.
Para o arroz: ferva 500ml de água e adicione o caldo de legumes ou as cabeças dos camarões. Refogue a cebola no azeite e acrescente o arroz mexendo bem. Adicione a água com o caldo de legumes aos poucos mexendo até que o arroz esteja cozido. Quando estiver quase pronto, acrescente o queijo e o creme de leite. Sirva com cebolinha e coentro picados.

Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Camarão ao alho e óleo e arroz cremoso ou O jantar a oito mãos

  1. Tuana disse:

    Estou salivando aqui com a cara desse camarão… E a coincidência é que o almoço de hoje também vai ser camarão. Mas o meu vai ser risotto. Nada parecido com o arroz de camarão do Marcão das Ostras. Só arroz, camarão e queijo misturados para sujar o menor número de panelas possível.
    Mas você sempre foi prendada, viu? Nunca esqueço de uma salada com abacate que você fez para um dos encontros do finado filmeclub. Lembro do gosto até hoje. Eu fecho os olhos e lembro que era refrescante. Acho que tinha hortelã misturado… Não sei. Pode ser uma falsa memória, mas se for, mesmo assim a salada marcou.
    Bjim!

    • jucampelo disse:

      Nossa, Tu, que coincidência! Aposto que ficou uma delícia!

      Você falou dessa minha receita, que você se lembra e tal e eu não esqueço (entre muitas das suas) daquela sua torta de frutas vermelhas (e amarelas) que vc fez um dia…eu fecho os olhos e tbm consigo sentir o gosto inesquecível dela hehehehhe

      Bju!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s