Batata da Ju (ou Gratinado de batatas com queijo)

Essa receita, cuidadosamente transferida de mãe para filha, tornou-se um clássico antes mesmo de eu inventar de cozinhar “aqui no blog”. Talvez porque era uma das únicas coisas que eu sabia fazer, há anos me pedem para repetir esse prato tão querido. A vantagem é que é muito fácil e rápido de preparar e fica perfeito como acompanhamento de qualquer coisa que sua imaginação ditar:

– Juliana, posso comer a Batata da Ju com carne?
– Pode!
– E com peixe?
– Yeap!
– Ela fria ou quente?
– Sim, sim.
– Com…..ham…..fettuccine à Maria Isabel?
– Claro! (eu já provei, mas faça um regimezinho no resto da semana, tá?)
– Com o Baião da Dádá? (um dia eu posto essa receita aqui no blog!)
– Dádá demais!
– Com pastel?
– Não. Aí, meu filho, você está querendo demais.

Reza a lenda que, se um dia você provar dessa batata, ela se tornará – instantaneamente e por osmose – a sua Batata Favorita de Todos os Tempos do Brasil (e do mundo).

Em outras palavras, vale a pena já deixar uma panela grande com água para ir fervendo enquanto você lê o resto desse texto.

Batata da Ju
Ingredientes:
1kg de batatas médias
500g de queijo de coalho cortado em cubinhos
400g de queijo muçarela (ou mussarela) em barra cortado em cubos (ou, se for o fatiado, “cortado” em pedaços)
100g de queijo parmesão ralado (opcional – para gratinar)
500ml de creme de leite ou molho branco*
Sal e pimenta (opcionais)

Modo de preparo:
Coloque uma panela grande com água em fogo alto. Quando ferver, coloque as batatas bem lavadas dentro. Enquanto as batatas ficam macias (mas não muito), corte os queijos. Retire as batatas do fogo e corte-as em cubinhos. Reserve. Em uma travessa grande, coloque camadas de batatas seguidas das camadas de queijo de coalho, muçarela e creme de leite ou molho branco. Se quiser, acrescente sal e pimenta. Finalize com parmesão e leve ao fogo médio por aproximadamente 45 minutos, ou até dourar.

*Para fazer o molho branco:

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola ralada
1 colher de sopa de farinha de trigo
600ml de leite
Sal
Pimenta
Noz moscada (opcional)

Modo de preparo:
Derreta a manteiga numa panela e refogue a cebola até murchar. Acrescente a farinha e mexa bem por alguns segundos. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Coloque a noz moscada e o sal e mexa até atingir a consistência de creme.

Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Batata da Ju (ou Gratinado de batatas com queijo)

  1. Tuana disse:

    Muita coincidência. Comprei um pacotão de batatas pensando em fazer batata da Ju esse final de semana. Cheguei em casa e vi seu post. É um aviso dos céus me avisando que com esse queijo que eu comprei dessa vez vai ficar parecido… Saudade!!😀

    • jucampelo disse:

      Ah, tomara que de certo sim, Tu! a Manu me falou que você sabia onde encontrar o primo-irmão do queijo coalho por ai. Quero só ver😉

      Bjos e muitas saudades.

  2. Marilia disse:

    epa, essa eu vou fazer!! mas n antes do risoto de limão siciliano!! esse vou testar esse fds sem falta….:)))) depois digo se deu certo…bjosss

    • jucampelo disse:

      Testa, amiga. Não vai se arrepender!
      Quero saber do risoto, viu? Acho que vc vai amar!

      beijo :*

  3. Tiago disse:

    “e fica perfeito como acompanhamento de qualquer coisa que sua imaginação ditar.”

    E eu diria que é perfeita até sem nenhum acompanhamento. Uma delícia, Ju!

    • jucampelo disse:

      hehehehe Não dá mesmo pra negar isso, Tiago! Eu mesma como muito ela sem nadinha acompanhando😛

      Beijos😉

  4. Ana Valéria disse:

    Hum… estou de olho nesta batata, viu!

  5. Pingback: O almoço com o Quarteto Fantástico e uma massa de tortas muito versátil. | Sim, please.

Deixe uma resposta

