Hamburger caseiro

Sanduíche é o tipo de comida mais lúdico que há: aprendemos a fazer ainda quando crianças e, para mim, era uma diversão sem tamanho procurar as coisas na geladeira que “coubessem” naquele pão que tínhamos na hora. Na maioria das vezes conseguimos distinguir tudo que tem nele e determinar a diferença de cores e texturas das camadas, que são cobertas por um molho que une os sabores e abraçadas por uma massa de pão fofinho.

Tais camadas só se misturam realmente quando dentro da boca, dando forma ao sabor dessa refeição que pode ser “completa”: salada, proteína e carboidrato. Por isso, prefiro os sanduíches que a gente come com a mão e que, quando abocanhamos conseguimos alcançar de cada parte um pouquinho.

Me inspirei nessa receita aqui, que achei o máximo, para tentar fazer o meu primeiro hamburger caseiro, mas, na verdade, ela só serviu de inspiração mesmo, pois fiz algumas alterações, como utilizar patinho ao invés de fraldinha e não utilizar manteiga no preparo da carne. Também não fiz nem o bacon nem o pão (utilizei um pão integral já pronto, daqueles de saco mesmo), somente o hamburger, a couve e um molho especial improvisado na hora. Você verá na descrição que também utilizei uma maneira diferente de modelar a carne, que achei  um pouco mais prática. Em compensação, adorei a idéia da couve frita e de assar os hamburgeres na, agora inaugurada, churrasqueira.

Desmistificando os conselhos de acrescentar farelo de pão, manteiga, óleo e mais outras mil coisas que dizem que são necessárias para fazer o hamburger, eu não coloquei nada disso e ficou com uma textura excelente e um gosto muito mais “puro”. Talvez em outra oportunidade eu tente com outro tipo de carne, para testar. Talvez com a fraldinha mesmo, que tem um pouco mais de gordura e deixará o sanduíche bem mais suculento (e calórico).

O site sugere que preparemos tudo vendo um bom show. Na verdade eu fiz os sandubas para vermos melhor: Paul McCartney. Matamos a saudade do show de São Paulo vendo, agora pela tv, o do Rio, ao vivo. Gostei muito do resultado do sanduíche e o show foi maravilhoso. Não preciso dizer que a noite foi perfeita.

Hamburger caseiro
Ingredientes (para servir 4 pessoas):

Para o hamburger:
1kg de patinho moído apenas uma vez
1 cebola média picada
1/2 maço de cebolinha picada
Azeite ou óleo
Cominho em pó
Pimenta do reino
Sal

Para a couve:
1 maço de couve-manteiga
Azeite ou óleo

Para o molho:
200ml de iogurte natural
2 colheres de sopa de requeijão
1 colher de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de queijo gorgonzola picado

Pão bola integral
150g de queijo muçarela em fatias
1 tomate cortado em rodelas finas
1/2 cebola cortada em rodelas finas

Modo de preparo:
Para o hamburger, coloque a carne em um recipiente e junte a cebola, a cebolinha e os temperos. Misture tudo e faça um rolo, do formato de um rocambole, apertando as laterais. O diâmetro do rolo deverá ser proporcional ao do pão. Coloque no congelador por trinta minutos ou na geladeira por uma hora e meia. Retire e corte-o em “rodelas” na espessura que desejar (uns dois centímetros, mais ou menos). Pincele generosamente com uma mistura de óleo, sal e cominho dos dois lados e coloque na churrasqueira (pode ser feito também no grill ou frigideira). Quando estiver saindo um pouco de líquido por cima do hamburger, vire-o e coloque uma fatia de queijo dobrada por cima. Deixe fritar por mais algum tempo do outro lado dependendo do ponto da carne que desejar. Nesse caso eu também coloquei o pão por alguns segundos, de cada lado, na churrasqueira.

Para a couve, corte-a bem fina e deixe por 15 segundos em uma frigideira com bastante óleo quente. Retire-a logo após e sirva dentro do sanduíche. Fica crocante e deliciosa.

Para o molho, utilize a mesma frigideira colocando o requeijão e a farinha. Mexa bem. Acrescente o iogurte e o queijo gorgonzola e misture até formar um creme homogêneo. Sirva por cima do hamburger.

Monte o sanduíche com o pão bola assado, o hamburger com o queijo, o molho e a couve. Acrescente fatias de tomate ou cebola, se desejar. Bom show!

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Hamburger caseiro

  1. Ju, um dos melhores burguers ever! E eu jurava que tinha mostarda no molho e na verdade era gorgonzola! rs Absolutamente perfeito!🙂

    • jucampelo disse:

      Brigada, Lu!
      Tu sabe que eu não “desgrudo” do gorgonzola, ne? Mas agora você deu uma idéia igualmente boa. Da próxima vou tentar com a mostarda. 😉

      Beijo, minha “cobaia”! rsrs

  2. Tiago disse:

    Hummmm! Deu água na boca. Já sei qual será minha próxima “aventura” na cozinha. 🙂

  3. leny sampaio disse:

    delicia!!!!!!!!!!!!!!!!hum!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Erika Emrich disse:

    Gostei de algumas receitas e sugiro que experimente fazer hambúrgueres com PVT miúda em substituição à carne bovina. Não é difícil, é melhor para a saúde, para o planeta e muito, muito saboroso! Hidrate uma xícara de chá de PVT escura e miúda(também conhecida como PTS) colocando numa bacia ou tigela funda e cobrindo com água quente e deixando de molho de 15 a 20 minutos. Aperte e se estiver levemente macia, está boa pra não ficar mole demais. Escorra em água corrente fria, apertando bem. Pronto! Agora é só acrescentar os demais ingredientes, moldar e fritar ou assar deliciosos hambúrgueres vegetarianos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s