Gastronomia e Arquitetura: duas artes viciantes

Quando me disseram que cozinhar vicia eu não acreditei, até que cozinhei. Como arquiteta, fico em um restaurante observando a estrutura do local, a volumetria, o ambiente, o conforto, as cores. Como (aprendiz de) cozinheira, agora, querendo ou não, fico querendo distinguir os sabores, as texturas, as cores e os pontos dos pratos servidos.

Na culinária, assim como na arquitetura, também há muitos desafios, que, na verdade, são infinitos. Temos que atender a vários requisitos e diretrizes estéticas e funcionais nas duas artes. Formas, cores, texturas, sabores, surpresas. Simplicidade e complexidade em um mesmo exercício. Os elementos que se repetem, os que se destacam. Uma arte que também é de quatro dimensões, incluindo o tempo. E, assim como na arquitetura, você pode sugerir o tempo. Pode emocionar ou apenas saciar; ser funcional e estético e ainda prazeroso, cometendo certos excessos, como na decoração.

Os excessos existem, assim como as vaidades. É preciso humildade, paciência e uma pequena mistura do que sempre tivemos aqui em nossa terrinha com o melhor do que vem de fora. O que vem de dentro de você com o que você aprendeu com o mundo. Assim como todas as artes.

A gente está viciada em culinária quando: gosta mais de ver vitrines de lojas de utensílios do que de roupas; seu dinheiro extra também vai pra isso; a livraria só tem o setor de gastronomia; aquelas 9 formas de pão não são suficientes, nem aquelas 17 revistas de bolo; não vemos a hora de conseguir fazer aquele prato que vimos na tevê – tevê? só se for para ver o Jamie, a Nigella ou Annabel.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Gastronomia e Arquitetura: duas artes viciantes

  1. Vicia mesmo. Acaba se tornando algo mágico pra quem vive isso.
    E esse rolo de macarrão chiquérrimo, amiga? Amei! Ah, não esqueça que aqui em casa tem muitos livros, quando quiser algum emprestado é só falar. ;D

    • jucampelo disse:

      Lu, comprei junto com o teu presentinho, mas ele é pequeno, não é muito chique naum…depois te mostro😉
      Brigada, amiga. Eu queria era tempo hehhehe não consigo ler direito nem os 3 únicos que eu tenho😛
      Beiju!

  2. Pedro Caram disse:

    E em arte qualquer que seja a Ju se destaca.
    Tudo que faz é emocionante!
    Agora tem esse blog, eu fico imaginando qual vai ser a proxima. 🙂

    • jucampelo disse:

      Valeu, amigo Pedro! =D

      Esses dias eu tava “querendo” gostar de jardinagem, mas essa ai eu não vou poder mesmo. Só se eu mudar do meu ap. hehehehhe

      Beijinhos😉

  3. Raquel disse:

    Afe, eu concordo em gênero, número e grau!!! kkkkk O bicho da culinária já me picou faz um tempo. Viciada nas sessão de cozinha das lojas, supermercados. Livro e televisão pra mim tem que ter comida no meio. Qdo vou na livraria, fico só no setor gastronoma e fico dizendo pra mim mesma: afe, vai pra sessão de arquitetura, vai se reciclar! Falta só o blog (de comida) mas eu não tenho essa diciplina não. Agora não, quem sabe um dia… bjim

  4. jucampelo disse:

    Nossa, Raquel. Que bom saber que existem mais arquitetas-cozinheiras por ai. Eu acho mesmo que essas duas artes tem bastante em comum. Você é daqui de Fortaleza?
    Quanto ao blog, dou todo o apoio para você criar e compartilhar suas receitas para o mundo. Aposto que são maravilhosas. Um beijo!🙂

  5. Oi Ju!! Vi esse post e adorei! Acho que arquitetura e cozinha viciam SIM! Está mais do que provado! hihih Eu como arquiteta e cozinheira como você acho as duas são paixões que até combinam viu! As duas exigem disciplina para que o resultado saia (nem vamos falar de quantas noites mal dormidas e madrugada viradas até um projeto ficar “pronto”) e são trabalhos manuais… Adoro as duas coisas! Quando vou em livraria , parece que só existe a parte de culinária…hehe Até leio algumas coisas de arquitetura, mas confesso que meu novo vício são livros, e apetrechos de culinária… isso já tá gerando caos aqui em casa porque não sei onde guardar mais livros, e tigelinhas, pinceis, forminhas…rs Mas delicia hein! Cozinhar me dá um prazer imenso bem como desenhar os projetos…!! Acho que fizemos ótimas escolhas! =] Não concorda!? Beijoos !!

    • jucampelo disse:

      Pois é, Tereza, eu também adoro! Acho que temos que bolar um jeito de utilizar a arquitetura a nosso favor para organizar o espaço, pois haja coisas interessantse para se ter e pouco espaço para se guardar. Tambem tenho esse mesmo problema aqui no meu ap. hehehehe
      mas com o tempo vamos descobrindo o que é realmente necessário e o que é apenas impulso =P o problema é que as vezes tudo parece necessário!
      Adorei sua visita!
      Beijos.😉

  6. Menina, cheguei agora ao seu blog e já dei de cara com esse texto ótimo! Não poderia concordar mais! Sou advogada/cozinheira e fui picada pelo mesmo bichinho! rsrsrs beijos e parabéns pelo blog!

  7. Tiago Cardador disse:

    Jucampelo, me formo em gastronomia esse ano, mas também estou muito ligado a arquitetura e construção em geral, amei esse post e gostaria que voce me contasse um pouco mais sobre sua formação em arquitetura, pois também é minha paixão !!! quem sabe através de um e-mail (tiago.cardador.s@hotmail.com). Obrigadoo

Deixe uma resposta

