Bolo de milho cremoso da tia Eureni

Sei que as festas juninas já passaram, mas talvez por isso eu tenha ficado com uma vontade enorme de fazer esse bolo, que provei uma vez apenas, há muito tempo, quando uma amiga de minha mãe, a tia Eureni, aproveitou o cuscuz que sobrou do dia anterior para fazer esse bolo. Até então, confesso que eu não era lá muito fã de bolos de milho, mas esse me cativou! Nunca mais conseguimos reproduzi-lo totalmente, até que, aceitando o desafio de uns amigos que também estavam desejando comê-lo, decidi tentar fazê-lo.

Minha mãe guarda a receita, escrita à mão, em um caderno, daqueles que a gente vê mil vezes, mas por ser tão antigo, só lembramos da capa quando a vemos novamente.

Uma receita daquelas que vai passando de mão em mão e que, em cada uma que passa vai absorvendo influências e se modificando. Comigo aconteceu o mesmo. adaptei algumas coisas pelo que eu tinha aqui em casa e pela intuição.  Um pouco mais trabalhoso do que aqueles famosos bolos de liquidificador, mas vale cada segundo do seu tempo.

Bolo de milho cremoso da tia Eureni
Ingredientes
3 xícaras de farinha de fubá (eu utilizei cuscuz pronto – você pode usar o que sobrar do jantar, por exemplo)
3 xícaras de açúcar (eu coloquei 2 xícaras e 3/4 de açúcar tipo Demerara)
4 ovos
1 litro de leite
1 xícara de queijo de coalho ralado
4 colheres de sopa de manteiga
200ml de leite de coco

Modo de Preparo
Leve tudo ao fogo numa panela grande, deixando por último o queijo, até engrossar (formando um “angu”). Coloque em forma untada retangular e leve ao forno até dourar (em média 35 a 40 minutos).

*Depois de engrossar, eu passei metade da mistura no liquidificador para dar uma consistência um pouco mais lisa e macia e depois misturei de volta na panela com a metade que ficou. E só assim coloquei na assadeira.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Bolo de milho cremoso da tia Eureni

  1. Tá com uma cara de ser delicioso! Essa casquinha com esse cremosinho, nham!😀

    • jucampelo disse:

      Ficou mesmo, Lu! Eu achei, pelo menos. heheheh
      Não mandei pra vocês porque tinha tanta coisa ai no domingo…. =P

      Beijos

  2. Tuana disse:

    Aihn! Fiquei desejando aqui…😥

    • jucampelo disse:

      Oun, Tu! Não tem como fazer ai não? Eu te disse que quase mandei um pacote de bombom Crocante e um Moça Fiesta pra tu? Mas a mala do Dharien já estava tão cheia…rsrs🙂

      Beijos

  3. Oi Ju!! Que delicia esse bolo cremoso de milho!! Hummm embora já passou o São João , milho é sempre bem vindo né!rsrs Adoro pegar receitinhas com as tias também, receita de familia é tudo né! Adorooo!! E ficou lindão o seu! Você andou sumida…senti sua falta! Beijos Tereza

  4. polivalente disse:

    esse eu quero!

Deixe uma resposta

