Brownies de Ovomaltine

Pozinho da felicidade, como costumo chamá-lo, o Ovomaltine entrou em minha vida muito cedo, quando minha mãe ainda não me deixava chegar nem perto do fogão. Assim, eu tinha que experimentar receitas com o que estava ao meu alcance. Foi uma descoberta maravilhosa, que tornava especial qualquer coisa que a acompanhasse.

Acho que ainda não descobri o brownie perfeito, mas eu continuo adorando tentar descobrir e Marido continua adorando provar. Essa é uma receita que me enganou, pois eu imaginava que, por conta do açúcar mascavo e por ela ter sido feita originalmente pra uma criança (tirei a receita do blog lindo da Paty), seria bastante doce. Então utilizei chocolate em barra com 60% de cacau, o que – tenho a impressão – transformou o gosto do brownie, tornando-o mais forte do que o que deveria ser. Sugestão? Coloque chocolate meio amargo comum ou ao leite mesmo. Acho que acentuará um pouco mais o gosto do Ovomaltine.

De qualquer forma, não se preocupe: brownie é uma comida que, assim como risotos, não tem muito no que dar errado. E  mesmo dando “errado”, geralmente fica muito bom! Viva as receitas infalíveis!

Brownies de Ovomaltine

Ingredientes
125g de chocolate amargo, picado
2/3 xícara + ½ colher (sopa) – 157g – de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (130g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos
¾ xícara + 2 colheres (sopa) (125g) de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de fermento em pó
2 ½ colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ xícara (75g) de Ovomaltine flocos crocantes
½ xícara (78g) de chocolate amargo, em gotas ou pedacinhos
Ovomaltine extra, para polvilhar

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm  e forre-a com papel alumínio (eu utilizei papel manteiga). Unte bem o papel alumínio com manteiga.
Coloque o chocolate e a manteiga numa tigela média e leve ao banho-maria, mexendo algumas vezes até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente.
Acrescente o açúcar e os ovos e misture para incorporar. Peneire a farinha, o fermento em pó e o cacau sobre a mistura, junte o Ovomaltine e misture até homogeneizar. Acrescente as gotinhas/pedacinhos de chocolate e misture.
Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 30 minutos ou até firmar – não asse demais para que a textura dos brownies fique macia.
Deixe esfriar na forma e então remova cuidadosamente com a ajuda das “alças” de papel alumínio. Polvilhe com o Ovomaltine extra – que vai derreter e se tornar uma cobertura molhadinha – e corte em quadrados.

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Brownies de Ovomaltine

  1. Menina, isso deve ficar muito bom! Eu também amo ovomaltine, preciso comprar um saquinho urgentemente, hehehehehe! E nada da nutella de ovomaltine chegar aqui em Fortaleza…

    • jucampelo disse:

      Lu! Fica uma delícia, mas no meu caso ficou beeem forte rsrs.
      Ai, tou sonhando com essa nutella de ovomaltine desde aquele dia =P

      Bju!

  2. Lylia disse:

    Oi Juliana,
    Receita deliciosa essa.
    Também sou cearense,só que moro em Brasília .Adoro conhecer minhas conterrâneas que, como eu, gostam de cozinhar.
    Parabéns pelo blog!
    Bj,
    Lylia

  3. Ju, que lindos os teus brownies, bem escurinhos! Deu vontade de fazer a receita de novo.😀
    Beijo!

    • jucampelo disse:

      Olá, Patrícia!
      Adorei essa receita. É maravilhosa! Eu também tenho vontade toda vez que vejo a foto de novo! rsrs.
      Obrigada pela visita!

      Beijão!
      =)

  4. tiagofl disse:

    Bom demais! Já fiz aqui. Na próxima eu tento fazer o brownie triplo.🙂

    • jucampelo disse:

      Tiago, o seu brownie estava mesmo maravilhoso!
      Acho que tava até melhor que o meu! =D

      Beijos!😉

Deixe uma resposta

