Trufa Marinha de Doce de Leite

Essa história começa, pra variar, com um pequeno erro, que vira acerto no final. E que acerto!

Eu gosto de uma marca de doce de leite, Marido gosta de outra. Pra não dar briga ver se um dia eu encontro uma marca que os dois gostem, eu sempre compro uma marca diferente. Deu meio certo. Entramos num consenso: Os dois…..detestaram, dessa vez.

O que fazer com um doce de leite que foi reprovado pelos dois? Uma receita que o modifique. De outra vez consegui salvar o dinheiro investido com essa receita aqui. E tenho que falar que valeu muito a pena.

Sem idéias brilhantes como a do brownie-cheesecake, decidi colocar o doce na panela e mexer até ficar com uma consistência “melhor”. Talvez fosse isso mesmo que eu faria aos 15 anos – com toda a confiança e sem me achar maluca. Mas confesso que, com quase o dobro dessa idade, fiquei com medo.

Enfim, mexi, com um pouco de margarina, o doce no fogo, com medo, mas muita fé. Fiz um “brigadeiro” de doce de leite (quase como falar ursinho de pelúcia em forma de cachorro ou ursinho de pelúcia do mickey). Isso existe? Não sei, mas foi muito fácil. Tão fácil que não merecia vir aqui pro blog, até ele ser (a)provado por nós.

Já que o tal “brigadeiro” ganhou mérito para estar no Sim, please, eu tinha que afrescalhá-lo um pouco mais, para não parecer que eu estou enrolando os leitores. Muito bem. Para polvilhar as bolinhas, fiz uma mistura de vários pós e acrescentei um pouco de Flor de sal marinho – “fleur de sel” (chique, né? Brigada, amiga Lu!), pra dar uma acentuada, e uma aliviada, no sabor bastante doce da, agora, trufa. Flor de sal vem de uma fina camada que fica na parte de cima das salinas. É uma parte nobre do sal marinho, que não é processado. Muito utilizado pelos chefs de cozinha, inclusive pelo Jamie, é claro. Descobri há pouco tempo que o sal pode ser utilizado em maior quantidade para os doces também. Isso por conta de um presente que ganhei do Marido.

Depois de muito pensar, chegamos a um nome mais honesto para o brigadeiro-de-doce-de-leite-com-um-toque-salgado:

Trufa Marinha de Doce de Leite 

Ingredientes:
1 lata ou pote (500g) de doce de leite pronto (ou faça você mesmo com uma lata de leite condensado*)
1/2 colher de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de sopa de Cacau em pó
1/2 colher de sopa de Chocolate em pó
1/2 colher de sopa de Cappuccino em pó
3 pitadas de Flor de sal (sal marinho)

Modo de preparo
Coloque a margarina e o doce de leite em uma panela e mexa até obter consistência firme, mas pastosa (mais ou menos por uns 12 minutos). O doce deverá estar desgrudando da panela, como um brigadeiro. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira por 2 horas. Faça bolinhas com as mãos untadas de margarina. Misture os ingredientes secos (em pó) em uma vasilha e enrole as bolinhas na mistura.

*Para fazer doce de leite com leite condensado, coloque a lata em uma panela de pressão por 40 minutos. Retire-a e deixe esfriar antes de abrir.

Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Trufa Marinha de Doce de Leite

  1. Tuana Mesquita disse:

    Ai, Ju. Me arrependi de ler esse post morrendo de fome, numa sexta de tarde, quando não tenho nenhuma opção de guloseima (ou qualquer outra forma de comida) nas próximas 3h, até eu chegar em casa. Tô imaginando uma mordida nessa trufa e pensando em quão maravilhoso isso está. Ainh…

  2. jucampelo disse:

    Huahuahauhauah! Eita, Tu! Segura aí, que o tempo passa já…
    Eu também vi a foto e fiquei com saudades das trufinhas. Estavam mesmo muito boas!

    Beijos!
    =)

  3. Luna disse:

    Estava sensacional, amei!!! E o nome ficou muito legal também! 🙂

  4. Marjorie Vale disse:

    Que docezinho interessante/intrigante/curioso … Não consigo imaginar o sabor dessa composição, mas deve ter ficado delícia, segundo os comentários. =)

    • jucampelo disse:

      É bem diferente mesmo. Mas acho que é fácil de gostar! =)
      Você tem que fazer esse, Marjorie! Eu acho que vai adorar!😉

      Beijos!

  5. Ju que delicia suas trufas!! Ficaram lindas e adoro doce de leite…acho que sempre combina com tudo né?!🙂
    Vc tem facebook? Adiciona a Cozinha Perfumada lá porque eu te incluo num grupo de blogs de gastronomia bem legal!!🙂 Bom feriado! Beijos Tereza

    • jucampelo disse:

      Oi, Tereza! Eu tbm amo doce de leite! Coloco em tudo. hehehehe =D
      Tenho Facebook sim. Vou adicionar sua página!

      Beijos.
      Ju

  6. caique disse:

    Prima quando é que tu vai me convidar pra jantar na tua casa?!?!? Não sabia dessa sua fama de cozinheira!!!! huahuahua. Parabéns AMEI o site!! beijão Caique

  7. jucampelo disse:

    Oi Primo! =D que bom sua visita por aqui! Pois é, mas ainda estou “testando”, pra ver se tenho talento. rs.

    Beijo grande!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s