Pão de tomate seco e o tempo mágico da cozinha.

Sempre achei que pães fossem simples no nome, difíceis no preparo. Pra mim, fazer um pão era coisa de dificuldade nível hard, sem continue! Ainda penso um pouco assim, mas dia desses acompanhei a Lu em uma jornada emocionante: fazer um pão em casa. A receita é como esta aqui ó, mas dessa vez o recheio foi de tomate seco. Delícia!
 

Misture as ervas secas que quiser com a farinha.

 

Nessas oportunidades é que temos a certeza de que química é tudo (já dizia meu pai) e que culinária é “uma ciência” (já dizia minha’vó). Tudo começa com a fermentação; depois o aquecimento, que gera o crescimento e cria um pão bem fofinho e macio – incrível!
(É nessa hora que o leitor pensa: vaaalha Juliana, como tu é besta!) 

 

A massa deve estar uniforme. Se estiver grudenta, vá acertando com a farinha.

Pois bem. Não sei se eu deveria dizer que tentamos fazer dois pães e que um deles simplesmente não deu certo. Acho que irei falar só do que deu certo, ok? Mas quero frisar que seguindo a receita à risca e tendo muito carinho (verdade) com a massa, o seu pãozinho vai ficar lindinho!

Para desinflar a massa, dê um murrão nela (essa parte é legal!). Depois de descansar os 10 minutos, abra com um rolo.

Não tenho escolha em dizer que é preciso muito amor e tempo para fazer (esse) pão – coisa que tínhamos de sobra nesse dia- , que descansa, vai, volta, amassa, enrola aquece…enfim.

Espalhe o recheio e enrole a massa como um rocambole.

Nos entremeios do processo, você pode brincar de maquiagem, falar de cabelos e esmaltes, pode ler um livro sobre rock, ver TV, fotografar e muito mais. Foi o que nós fizemos, ansiosos pelo grande começo da comilança. Só não esqueça de lavar as mãos e prender os cabelos novamente quando voltar pra cozinha, tá?

Ah, também teve a preparação de um “sorvetinho” de chocolate branco, que a Lu fez entre um descanso e outro da nossa Supermassa. Verdade, acreditem ou não. Isso é o que eu chamo de dolce far niente! (brincadeira, ok?). Acho que eu estava mais interessada nessa parte doce da vida do que na parte salgada. Esse sorvete ainda me rendeu um Afogatto de chocolate em um dia que choveu que só. Mas isso é assunto pra outro post.

Sorvete de chocolate branco para a sobremesa.

O pão ficou crocante e macio (como assim, Bial?). E com requeijão por cima então, não sobrou nenhum farelo pra contar como foi.

Crocante na casca, aerado por dentro! Magic. Yes, magic.

Pão de tomate seco

Ingredientes:
Massa:
1/4 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 e 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco

3/4 xícara de água morna
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Temperos secos à gosto (manjericão, orégano, salsinha, tomilho etc.)
1 colher (chá) de sal

Recheio:
170g de tomate seco picado

Modo de preparo:

Misture os 3 primeiros ingredientes e deixe descansar em lugar abafado por 10 minutos. Nesse caso nós colocamos um filme plástico por cima da vasilha. Vá juntando os demais ingredientes e misture tudo (no processador é só juntar tudo e colocar na velocidade baixa com o acessório de massas). Se fizer manualmente, é só sovar um pouco – no processador vai se formar uma bola uniforme. Deixe a massa descansar por 1 hora numa tigela coberta por um pano.
Depois de 1 hora, desinfle a massa e deixe-a coberta na bancada por mais 10 minutos. Depois é só abri-la com um rolo, formando um retângulo. Espalhe o recheio por sobre a massa aberta e enrole-a como um rocambole, fechando as pontinhas e arrumando-a numa forma de bolo inglês com a junção pra baixo (untamos a forma com 1 gota de azeite). Cubra novamente e leve para crescer por mais 1 hora. Leve ao forno preaquecido por 45 minutos (180°). Ao retirar do forno, pincele com um pouquinho de azeite de oliva. Deixe descansar por 10 minutos antes de desenformar e esfrie sobre uma grelha.

Esse post foi publicado em Na cozinha. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Pão de tomate seco e o tempo mágico da cozinha.

  1. Foi tão bom, Ju!!!!… E eu ataquei o pão completamente, rs.
    Ah, e vou fazer mais desse sorvete, tenho que dar fim no meu chocolate branco. 😀
    Beijos!!!!

    • jucampelo disse:

      Foi sim, Lu! NÓS atacamos, né? hehehehe Estava bom mesmo.

      Hummmm que delícia! Eu quero um pouquinho, viu? 😛

  2. Tuana disse:

    Inveja!! Queria fazer pão com vocês também… Esse final de semana foi de salgadinhos por aqui. Adoro culinária em grupo. A gente fica conversando enquanto prepara tudo e depois é só alegria na hora de comer! 😀
    Beijo!

  3. Marilia disse:

    Ju,
    ganhei uma máquina de fazer pão de casamento. Fiquei achando que seria algo inutil, etc e tal….mas achei maravilhoso! É bem verdade que nos ultimos meses ela tem ficado esquecida no canto, mas é q fizemos taaaaaanto pão nela (pra gente, pras visitas), q enjoamos. Só que o defeito é que quando fazemos um pão com recheio, o recheio some!! fica só o aroma…ehehehehe….esse seu pão ai ficou show, com pedaços grandes de tomate seco….hummmmm.
    tô gostando dessas receitas salgadas…..bjossss

    • jucampelo disse:

      Valha. Pensei que tivesse alguma função que deixasse o recheio mais intacto, mas nunca usei uma maquina de pão. Estou treinando mais receitas salgadas agora, apesar de gostar mais de doces hehehhehe.
      Bjão! 😉

  4. Carolina Maia disse:

    Ai, Ju, adoro os salgados. Esse pão deve ter ficado uma delícia! Vou experimentar qualquer dia… Beijo!

  5. Geórgia disse:

    Já sei que ficou tudo muito saboroso, duas prendadas juntas! Luna, bjitos para vc!
    Em relação à máquina de pão, sempre deixo a minha fazer todo o trabalho pesado e tiro a massa já sovada e crescida para modelar e colocar os recheios fora, pois não gosto daquele pão em forma de bolo quadrado. Asso no meu forno convencional. Costumo programá-la para aprontar a massa na hora que vou fazer o pão. Muito prática.
    Bjs.

  6. ana paula disse:

    achei tão bonitinho a forma de voçê falar da sua receita.
    vou tentar fazer e te conto.beijos

  7. Pingback: Sorvete de Chocolate Branco | Quiche de Macaxeira

Deixe um comentário